Como cuidar de suculentas

 

suculenta

Não há dúvida de que as suculentas são apaixonantes! Suas cores, seus aspectos e características são tão incríveis que fazem ela tão em alta ultimamente.

Outra grande razão para as pessoas gostarem tanto dessas plantas é a baixa manutenção. As suculentas são plantas de manutenção muito baixa que são lindas e saudáveis o ano todo!

Mas isso também não quer dizer que você pode deixá-las o ano inteiro sem cuidados ok?

Neste post vamos entender os principais pontos de como cuidar as suculentas e deixá-las lindas o ano inteiro!

1. Muita luz solar!

As suculentas precisam de muita luz solar para crescerem saudáveis e felizes.

Algo que eu aprendi é que elas não gostam de luz solar direta no calor do verão, quando eles estão ao ar livre. Elas são muito propensas a queimaduras solares.

Em vez disso, se elas estão ao ar livre, coloque-as em algum lugar que irão receber alguma sombra e ficarão relativamente frescas. Se você conseguir controlar isto, o ideal seria luz da manhã direta com uma sombra à tarde. Se suas plantas ficam em ambientes internos, coloque-as em algum lugar que receberão luz durante a maior parte do dia. Elas estarão menos propensas a ficarem queimadas em interiores, mas ainda pode acontecer. Normalmente um peitoril da janela virada para sul irá fornecer luz suficiente, mas se você observar sinais de queimaduras solares (manchas marrons ou pretas sobre as folhas) mova-as para algum lugar que a luz não é tão direta.

Um sinal de que a sua suculenta não está recebendo luz suficiente é o “alongamento” das folhas. Se a sua planta começa a ficar muito alta com um monte de espaço entre as folhas que está esticando para fora tentando encontrar mais luz. Se você perceber isso, tente mover sua planta onde ele vai ter mais luz ao longo do dia.

Este é um exemplo de uma suculenta que está se alongando para receber mais luz. Veja como espaçadas para fora as folhas ficaram.

2. Regagem eficiente

cuidar de suculentas

Tenha em mente desde já (esta dica poderá mudar sua vida): excesso de água é horrível para suculentas! Isto é um ponto crucial para os cuidados dessas plantas. Conheço inúmeros casos de amigas que já perderam suculentas devido a excesso de rega, então vale a pena frisar.

No entanto, suculentas gostam de ter seu solo encharcado, para se alimentarem desta água gradativamente e então secar antes da próxima regagem. Por isto, encharque o solo e deixe-o secar completamente.

Uma das coisas que eu aprendi com o tempo (que podem te ajudar com a regagem) é que quanto mais grossa as folhas em uma suculenta a menos água ela precisa.

Vou citar dois exemplos que provam isto: A suculenta Pachyveria Royal Flush vai precisar de muito menos água do que a Aeonium Zwartkop. Basta olhar a diferença de grossura das folhas que percebemos isto.

Se quiser mais dicas de uma rega eficiente, veja este post!

3. Solo

Com vimos acima, as suculentas precisam de pouca água e o solo precisa secar entre as regagens. Para fazer isso você vai precisar de um solo que drene bem a água. É possível fazer isto de algumas formas, mas a ideia básica é que você precisa misturar algo leve e poroso no solo regular para aumentar a drenagem.

Eu geralmente adiciono perlita ao solo em uma proporção de 1:1. Uma das melhores misturas de solo que eu descobri é feita com vermiculita  e fibras de coco. A drenagem fica realmente sensacional. Basicamente, basta certificar-se de que a sua suculenta está em um solo bem drenado para que as raízes possam secar completamente entre as regas.

 

4. Aumente o seu jardim!

Uma das características mais incríveis das suculentas é a facilidade com que elas se propagam. É muito fácil aumentar o seu jardim, simplesmente tirando folhas de suas plantas e plantando em um bom solo úmido para elas crescerem. Se quiser mais detalhes, veja as melhores formas de propagar suculentas!

Se você seguir alguns simples passos, fica muito fácil propagar suas suculentas! Com o passar do tempo você terá tantas que pode até dá-las de presente!

 

5. Não tenha medo de experimentar

Devemos lembrar que as plantas são seres vivos. Elas nascem, crescem e morrem. Assim como nós (humanos) elas possuem diferentes tipos de reações e nem toda planta irá reagir necessariamente como as demais. Cada área é tão diferente e as plantas respondem de várias maneiras ao seu ambiente. Muitas vezes você ouvirá as pessoas falarem coisas completamente contraditórias no que diz respeito ao cuidado de suculentas, mas no fim das contas, seu ambiente determina se ou não algo vai ser bom para as plantas.

Eu adoraria ouvir de um de vocês seus sucessos ou fracassos em plantar suculentas, assim como perguntas que você possa ter sobre elas. Eu sou mais uma apaixonada por essas plantas e estou sempre animada para saber mais. Se você tiver alguma dica para o cultivo de suculentas, sinta-se livre para compartilhá-las aqui também!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *