Como regar suas suculentas

como regar suculentas

 

O equilíbrio é tudo na vida. Uma pessoa sedentária tende a ter maiores problemas com relação a sua saúde devido à falta de atividades físicas. Agora experimente malhar de uma forma desgovernada e sem orientação profissional. Os danos podem ser tão graves quanto o sedentarismo. Resumindo, a dosagem é que transformam o remédio em veneno, e vice-versa.

Uma regagem eficiente e equilibrada é com certeza um dos grandes passos para se ter suculentas saudáveis.

É muito comum ouvir histórias de criadores que tem um alto número de mortes em sua trajetória.  E um dos motivos mais comuns pelas baixas é regar de uma forma inapropriada para a espécie da planta.

Eu estruturei os pontos que considero mais importantes na hora de determinar se a nossa rega está sendo eficiente. Confira:

Frequência e quantidade de água nas suculentas

A regra aqui é bem simples, a melhor forma de suprir as necessidades das suculentas é regar completamente o solo. Elas irão entender que ficarão um bom tempo sem água, por isso precisam de reserva. Só volte a regar o solo quando ele estiver completamente seco.

Agora vem uma pergunta muito comum que me fazem sempre:

Posso deixar o solo totalmente seco?? Por dias??

Sim! Você pode deixar alguns dias o solo totalmente seco, especialmente em suculentas grandes e com raízes mais profundas. Elas irão usar esse tempo de seca para gerar raízes novas que virão grossas e saudáveis para que elas possam absorver mais água quando forem regadas novamente.

Se quero propagar suculentas, qual a frequência e quantidade de água correta?

Se lembra que comentei sobre não usar o borrifador? Bom se você quer propagar, pode desconsiderar aquela resposta. Na propagação é a única vez que você terá que usar um spray para regar suculentas!

Basta pulverizar o topo do solo com um frasco de spray (ou borrifador/pulverizador). As folhas vão absorver a água em torno delas e então a pulverização do solo terá sido suficiente.

Se você estiver usando um solo pouco úmido você pode regar um pouco mais do que se você estiver usando o solo normal (que não vai secar muito rapidamente). Você irá notar que as raízes de suas plantas secarão se não estiverem sendo regadas o suficiente.

 

Principais erros na hora de regar sua suculenta

Agora que você já sabe a melhor forma de regar, vou te mostrar os principais problemas que fazem a rega ser ineficiente. Se você puder evitar estes erros aqui listados, metade do caminho está andado!

 

1. Usando um pote sem um buraco de drenagem

Na verdade, muitas suculentas podem sobreviver em, por exemplo, uma garrafa de vinho (que aliás, funciona como um lindo pote!), que não possui um buraco para drenagem. Mas com certeza seu trabalho será muito maior para mantê-las vivas.

 

2. Solo de baixa qualidade

O solo de boa qualidade com certeza irá ser fundamental no processo de irrigação correta das suculentas. Temos um capítulo à parte para estudarmos os solos e entendermos suas características.

 

3. Usar spray para regar

O spray, na pratica, não faz diferença e não supre a necessidade das suculentas.

O ideal é usar um regador com bico longo e fino, porque ele permite um alcance maior entre as suculentas. Desta forma consigo regar pelos lados e não somente pela parte de cima. O tamanho do regador irá depender da soma de alguns fatores como quantidade de suculentas a serem regadas, espaço entra elas, profundidade do terrário, etc.


 

Quer saber absolutamente tudo sobre o cuidado das suculentas?

Se você ainda quer mais conteúdo de como cuidar de suculentas, não deixe de conferir as nossas apostilas, que tratam de todos os assuntos relacionados às suculentas. Certamente irão tornar sua vida mais fácil e irá ajudar a aperfeiçoar a arte de plantio e cultivo.

Iae, conseguimos te ajudar a entender melhor como regar as suas suculentas? Deixe seu comentário/dúvida/opinião! Teremos o prazer de te ajudar!

Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notify of