As samambaias, com suas esbeltas folhas, são ótimas plantas para decoração. O seu verde vívido e seu grande volume são capazes de mudar completamente o ambiente.

Porém, se você pretende ter uma planta realmente linda e saudável, cuidar das samambaias pode não ser uma tarefa tão simples. Mas com algumas dicas você certamente conseguirá deixá-las lindas na sua casa, escritório ou jardim.
Por isso vamos ensinar o passo a passo das melhores práticas para você plantar a sua samambaia!
Passo-a-passo das melhores práticas para plantar uma samambaia
A samambaia é uma planta ornamental excelente para incluir na decoração. E o melhor de tudo é que com simples passos você poderá ter uma bela samambaia. Vamos começar?
Escolha o vaso ideal para plantar samambaia
Primeiramente, é muito importante escolher o tipo certo de vaso para plantar a sua samambaia. Essa é uma planta que precisa de umidade, então os vasos mais recomendados são os de plástico ou o de coxim, feito com fibra de coco, uma vez que eles ajudam a manter a umidade.

Os vasos de cerâmica, por exemplo, não são muito recomendados para plantar samambaias, pois eles não possuem a capacidade de manter a umidade, o que dificulta o bom desenvolvimento da planta.
Porém, caso você opte pelo vaso de cerâmica, lembre-se de colocar um impermeabilizante a fim de que a cerâmica não consiga absorver a umidade.
Preparando o solo
Após a seleção do vaso ideal, é hora da escolha da terra correta. O solo para plantar a samambaia deve ser rico em nutrientes e matéria orgânica a fim de garantir um bom crescimento da planta.
A utilização de condicionador de solo na criação de samambaias é indicada, pois trata-se de um produto que auxilia na melhoria do solo para o desenvolvimento das plantas. No caso das samambaias, recomenda-se o uso do condicionador de solo do tipo “Classe A”.
Esse condicionador é muito rico em matéria orgânica e contribui para a retenção da umidade. Ou seja, é excelente para as samambaias.
A escolha por uma boa terra é fundamental para auxiliar no crescimento saudável e forte da samambaia!
Plantio da samambaia
Para plantar a samambaia, recomenda-se colocar no vaso uma primeira camada para auxiliar na drenagem. Para este fim, pode ser colocado pedras, brita, carvão ou argilas, que são materiais que ajudam na drenagem.
Após esta etapa, pode colocar a terra bem adubada para receber a samambaia. Abra um buraco para inserir a muda da planta e, por fim, garanta que a terra está segurando firme a samambaia.
Pronto, agora é só irrigar e seguir as próximas dicas que iremos dar para deixar a sua samambaia linda e com vida por ainda mais tempo!
Dicas – Como cuidar das samambaias
Não é preciso muito para cuidar bem da sua plantinha e deixá-la cheia de vida na sua casa. Ver a samambaia bem verde e volumosa já é uma recompensa e tanto!
Confira a seguir os segredos para deixar sua samambaia incrível:
Rega diária
Conforme já foi dito, as samambaias gostam e precisam de muita umidade. Portanto, não se esqueça de regar a planta diariamente para deixar o solo úmido. Importante sempre lembrar que “úmido” não é a mesma coisa que “encharcado”.
Caso perceba que o dia está muito quente e seco, borrife um pouco de água nas suas folhas, porque elas realmente precisam se manter “hidratadas” para ficarem bonitas daquele jeito!
Luminosidade e Temperatura
É muito importante ter cuidado com o local em que a sua samambaia vai ficar. Fique atento para não deixá-la exposta ao sol intenso, pois isto seria crucial para queimar e amarelar suas folhas.
O correto é colocar a samambaia em local que ela receba luz indireta, pode ser próxima da janela, na varanda, embaixo de alguma árvore… Ambientes assim são perfeitos para elas se desenvolverem muito bem!
Vale lembrar que essa planta não se adapta muito bem em climas frios, sendo o ideal a temperatura entre 15ºC à 21ºC. Por isso também não é bom deixá-la muito exposta a luz solar direta.
Outro ponto relevante é que não é recomendado deixar a samambaia em locais de fortes ventos, uma vez que sua folhagem é muito sensível.
Cuidados com a folhagem
Fique de olho nas folhas da samambaia! Caso suas folhas estejam secas ou amareladas, o correto a fazer é cortar essas folhas que estão danificadas.
Uma das razões para isso acontecer é a presença de insetos. Caso perceba logo no início, é possível retirar as pragas com as próprias mãos (não pode ter nojo, hein!).
Aqui não chamaremos os bichinhos de pragas, pois assim como nós, eles apenas estão buscando sobrevivência e alimentos. De todo modo, eles impedem o pleno crescimento da planta, então, independente de sua admiração pela natureza, esses insetos devem ser sumariamente removidos do ambiente para que sua samambaia continue viva para contar a história.
Caso não seja suficiente, opte por métodos orgânicos para cuidar da sua planta. Alguns exemplos são o uso das folhas de fumo, mais indicadas para controlar as lagartas; calda bordalesa, para controle dos fungos; e óleo de neem, para deter as cochonilhas. Mas nunca, nunca utilize pesticidas, ok? São extremamente nocivos para a saúde da planta.
Principais espécies de samambaias
Escolher qual samambaia irá compor a organização e decoração de sua casa ou quintal não é tarefa simples, pois a variedade de espécies é muito grande, variando tonalidades, texturas e tamanhos.
Listamos algumas das mais comercializadas e populares, que são facilmente encontradas nas lojas e nas casas dos amantes desta exuberante planta, levando em consideração toda essa variedade dita acima.
Sendo assim, vamos a lista que certamente lhe ajudará a encontrar a(s) espécie(s) certa(s) para você!
Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)
A mais popular e difundida pelo Brasil. A samambaia americana possui um tom verde claro e possui um tamanho relativamente compacto, sendo parte integrante de diversos quintas e varandas pelo país.

Como toda boa samambaia, nada de luz solar direta e correntes de vento, pois são extremamente prejudiciais para as folhas.
Volumosas e exuberantes, as samambaias americanas são sucesso garantido em qualquer que seja seu pensamento sobre como ornamentar o ambiente desejado!
Samambaia de metro (Polypodium persicifolium)

A gigante das samambaias – por conta da possibilidade de suas folhas atingirem até 2 metros de comprimento – é muito amada e cultivada pelos quintas do Brasil afora.
Linda, exuberante e dominante, dona de uma tonalidade incrivelmente brilhante de verde, a samambaia de metro tem a capacidade de sozinha preencher um espaço grande, trazendo vida e beleza para o ambiente.
Gosta de meia sombra e muita luz (como toda samambaia) e claro, de bastante umidade. Mas lembre-se de nunca encharcar sua samambaia, ok?
Samambaia chorona
As samambaias-choronas são lindas, pois seus “cachos” vão até o chão, como se fosse uma cascata. São extremamente utilizadas para a decoração de varandas. Mesma instrução para seus cuidados: bastante umidade, capriche no substrato e não a exponha ao sol diretamente.
Importante lembrar que a samambaia chorona cresce, e cresce muito, podendo chegar a mais de 1,50 metro!
Por isso, não se esqueça de pendurá-la em um local relativamente alto, para que suas folhas possam exibir toda sua exuberância e beleza durante sua busca inconsciente por tocar o solo.
Samambaia havaiana
Talvez a mais adaptável de todas as samambaias. Trata-se de uma espécie milenar que ao longo dos anos foi sofrendo melhorias genéticas, explicando sua resistência e adaptabilidade.
Também conhecida como samambaia crespa ou mini-havaiana, esta espécie de samambaia adapta-se praticamente em qualquer lugar, levando até a ser confundida como uma erva daninha por muitos.
Tendo bastante umidade e um solo levemente ácido, certamente essa espécie de samambaia se desenvolverá. É pequena, com cerca de 50 cm, ideal para ambientes compactos, tornando-os mais aconchegantes e formosos.
Samambaia renda-portuguesa (Davallia fejeensis)

Talvez, a mais bonita dentre as samambaias mais comumente encontradas, a samambaia renda-portuguesa possui um formato triangular em suas folhas, dando um toque geométrico diferente e muito, mas muito bonito!
Por ser mais compacta, não é necessário cultivá-la em maiores alturas, como outras espécies. Além disso, é altamente indicada sua utilização dentro de casa, inclusive no banheiro, pois ela se delicia com o vapor do chuveiro.
Todos os cuidados para que sua samambaia renda-portuguesa prospere você já está cansado de saber. Vá a seção de dicas para os cuidados de samambaias e aproveite!
Avenca

A delicadeza desse tipo de samambaia encanta qualquer um e justamente por isso é muito utilizada na decoração de interiores.
Pequenas, as avencas atingem aproximadamente apenas 40 cm de altura. Com suas folhas mais arredondadas, dispostas irregularmente formando “cachos” triangulares, a avenca é a escolha certa para quem deseja dar um toque de aconchego para seu ambiente.
Você provavelmente já se deparou com uma avenca em lugares úmidos, como na beira de córregos, brotando perto de pedras que as esconde da luz solar.
Isso se deve ao fato de ela precisar de um ambiente úmido e com luminosidade indireta para crescer bem, como toda samambaia. Ama calor, ama água, mas sem luz solar direta e sem mergulhá-la em litros de água.
Ela é delicada. Precisa de cuidados que façam jus a sua forma de ser. Trate-a com carinho e poderás desfrutar da companhia desta formosura por muito tempo!
Asplênio

Sabe qual o mais interessante do Asplênio? Ela é diferente de todas as samambaias que você conhece. Parece que uma samambaia qualquer levou um choque que lhe arrepiou todas as folhas.
Com uma folha mais regular, mais parecida como a de vegetais como rúcula ou um almeirão, o asplênio é bastante diferente das samambaias convencionais, dando um toque mais estiloso e diferenciado para o ambiente na qual se insere.
Suas folhas grandes, verde claro de grande brilho variam bastante de comprimento, podendo ser mais compactas (torno de 20 cm) até umas mais crescidinhas (aproximadamente 1 metro). Sendo assim, não as posicione em locais apertados… deixe-a livre para voar!
Samambaia Amazonas (Polypodium aureum “Mandaianum”)
Dona de um verde mais intenso e de uma forma irregular peculiar, a samambaia amazonas é ideal para dar aquele upgrade em seus quintais e jardins.
Exuberante, com folhas podendo chegar até a 1m de comprimento, a samambaia amazonas pode ser a planta certa para preencher aquela lacuna no ambiente e em seu coração!
Por suas folhas penderem a uma altura boa, é indicado que ela seja plantada e posicionada a uma altura razoável do chão, para que suas lindas folhas reinem soberanas, preenchendo o ambiente de um verde que abrilhanta qualquer lugar!
Conseguimos te ajudar a entender tudo de como cuidar de samambaias? Se você ainda pretende se aprofundar no cuidado desta planta incrível, não deixe de ver a nossa apostila.
Ali você encontra absolutamente tudo para cuidar e plantar da melhor forma possível!
