Como plantar suculentas

como plantar a suculenta

As suculentas estão cada dia mais populares muito devido a sua diversidade de tamanho, cor e estrutura. Elas são lindas!

Mas não é em qualquer lugar que é ideal para o seu crescimento. Essas dicas ajudarão a entender e decidir quais as melhores práticas para plantar e manter a sua suculenta viva em qualquer lugar!

Apesar de todo mundo falar que plantar suculentas é uma tarefa fácil, na prática sabemos que não é bem assim. Claro que também não é nenhum bicho de sete cabeças!

Resolvi criar um passo a passo para que todos possam verificar se estão fazendo a coisa certa e deixando suas suculentas saudáveis.

É importante que antes que você comece com o passo a passo, veja se possui todos os suprimentos necessários.

  • Vaso de cerâmica ou vidro (aquário, garrafa, copo, etc.)
  • Drenagem: terra ou mix de compostos
  • Malha (recomendo TNT)
  • Carvão vegetal;
  • Areia grossa;
  • Substrato de crescimento de suculentas;
  • Mudas de cactos e/ou suculentas;
  • Decoração: seixos, perlita, biobric, esfagno, musgos, etc.;
  • Item para manuseio das plantas

Você também vai precisar saber se o vaso que escolheu é ideal para o tipo de suculentas que você pretende plantar. Veja as minhas dicas para escolher o vaso ideal.

Agora que você já sabe tudo o que é necessário, está pronto para começar a plantar!

Quero mostrar a você, do começo ao fim, como eu plantei uma suculenta recém-adquirida. É fácil de fazer, mas eu tive algumas pessoas me perguntando sobre isso, então eu pensei que um tutorial seria útil.

1. Remova o pote e o solo

A primeira coisa que você precisa fazer é remover do berçário a sua suculenta e tirar o máximo de solo que puder. Geralmente as suculentas são plantadas em viveiros onde o solo é bem rico e acaba retendo bastante água para suculentas.

A Remoção deste solo vai ajudar as raízes da suculenta a continuarem saudáveis. Talvez você não consiga tirar tudo, mas tente ir até o limite da plantinha (sem machucá-la).

Se você está plantando suas suculentas por você mesmo (como eu também faço) você vai querer deixar as raízes intactas, tanto quanto possível. Se você está fazendo um arranjo com várias suculentas você pode querer quebrar algumas das raízes. Não é um grande problema remover algumas das raízes. A planta irá sobreviver muito bem de qualquer maneira. A suculenta que estou usando é um “Jade Gollum. Além disso, se você tiver sorte o suficiente para ter bebês ligados à sua planta principal, agora é um bom momento para removê-los se você quiser.

Jade Gollum

2. Coloque a malha sobre o furo de drenagem

Para que seu solo não caia no buraco de drenagem de água, coloque um pedaço de malha, como o da foto. No meu caso, eu gosto de usar TNT (tecido não tecido), uma material barato e fácil de achar.

Com esta malha, os pedaços menores não irão cair do pote que você estiver usando. A malha funciona porque permite que a água flua para fora facilmente, porém segura a maior parte da terra utilizada no solo. Você terá um pouco de areia caindo, mas isso é normal. Você também pode usar uma tela ao invés da malha, mas que também e mais difícil de se achar.

3. Encha parcialmente o pote com o solo

Antes de colocar a sua suculenta no pote que você escolheu, preencha-o quase em sua totalidade com o solo. Deixe um pouco de espaço no topo para as raízes e para poder colocar mais solo futuramente.

4. Coloque sua suculenta

Coloque a suculenta no pote, centrado ou fora do centro, o que você preferir.

Alinhe algumas das raízes no solo já no pote.

5. Acabe de encher o pote com solo

Complete com solo até o topo do pote. Deixe apenas um pouco de espaço entre o topo do solo e parte superior do pote. Certifique-se de que as folhas das suculentas fiquem completamente acima do solo para evitar que apodreçam.

É importante você ter um pauzinho ou uma pá pequena para empurrar o solo. Isso vai ajudar a remover grandes bolsas de ar que podem ficar entre as raízes. Desta forma o seu solo não vai afundar depois de algumas regagens.

6. Adicione uma cobertura

Para finalizar o processo, adicione uma cobertura.

Você pode estar pensando: “mas você acabou de me dizer para encher o pote para o topo com solo! ” À medida que você adiciona a sua cobertura, pressione para baixo no solo para ajudar a suculenta ficar no lugar. A cobertura pode ser um mix de pedras brancas, como a argila, por exemplo.

7. Muito importante!!

Depois de finalizado todo o processo de plantar a suculenta, não a molhe por 1 ou 2 dias. Isso dará às raízes tempo para curar antes de começar a absorver a água e ajuda a evitar a podridão das raízes. Sem contar o normalmente o solo ainda está úmido.

Então é isso! Não é tão difícil certo? As coisas que as pessoas geralmente esquecem é remover o solo das raízes, usar uma cobertura e esperar alguns dias antes de regar. Seguir os passos citados deve lhe dar um bom começo para um jardim de suculentas saudável.

Dicas para plantar suculentas em recipientes

Descubra as melhores dicas de plantio para os recipientes das suculentas! Você vai descobrir como evitar erros comuns!

Embora plantar suculentas seja algo bastante simples, existem algumas dicas que ajudarão a garantir que a sua suculentas cresça saudável. Este post irá apontar algumas dicas que não são muito conhecidas, mas fazem uma grande diferença.

Planta acima da borda

Um erro muito comum que as pessoas fazem quando plantam suculentas é colocar as suculentas dentro do pote. Eu não estou falando das raízes, estou falando da própria planta.

Para manter-se saudável, sua suculenta precisa sentar-se acima da borda do pote.

Se o seu solo está abaixo da borda do pote, a água pode facilmente entrar. As folhas dentro do pote apodrecerão rapidamente da água e isso pode causar problemas para o resto da planta.

Lembre-se do que falamos anteriormente. É preciso encher o pote parcialmente com terra e, em seguida, colocar a sua suculenta dentro. Isso irá te ajudar a ver se sua planta está acima do pote ou abaixo. Não apenas coloque as raízes em um pote vazio. Ela precisa de uma base para poder se sustentar.

Plantar suculentas

A fato acima é um exemplo de um arranjo que ficou muito bonito. Veja como todas as suculentas e folhas estão acima da borda do pote. O solo vai para o topo do pote e as suculentas estão acima.

Embale firmemente

Uma dúvida bastante comum é quanto ao espaço necessário entre as suculentas em seu arranjo. A resposta é, depende. Você pode plantar suculentas muito perto uma das outras e elas crescerão da maneira correta.

Quando as suculentas estão próximas umas das outras, elas crescem mais lentamente, mantendo assim o desenho inicial do arranjo. Por outro lado, pode ser mais complicado para regá-las quando elas estão próximas. Mas, se você está fazendo o arranjo como um presente ou para um evento, esta pode ser uma boa maneira de plantar suas suculentas.

Esse arranjo abaixo mostra uma disposição bem próxima, mas com um resultado incrível!

Várias suculentas no mesmo arranjo

Você também pode deixar um pouco mais de espaço entre suas suculentas para que elas cresçam um pouco mais rápido (embora de uma forma geral não acelerará tanto o processo) e com o tempo eles vão preencher.

Esta é uma ótima opção se você quer que suas plantas aumentem ou se reproduzem por conta própria de uma forma mais rápida. Se você está recém começando a cuidar de suculentas eu recomendaria deixar um espaço maior entre elas.

Quando há espaço entre as plantas, é mais fácil regar as suculentas corretamente. Há também melhor fluxo de ar para que o solo seque mais rapidamente. Sabemos que um solo que seca mais rápido faz as suculentas mais saudáveis!

Tenha em mente que você não quer as suculentas muito distante uma das outras ou em um pote que é tem mais espaços do que realmente elas precisam. Muito espaço fará com que as suculentas se concentrem na produção de raízes, em vez de ficarem maiores.

Adicione alguma altura

Já que estamos falando de design, outra ótima maneira de fazer o seu arranjo interessante é adicionar uma suculenta alta ou “thriller”. Adicione algumas suculentas menores em torno dele, as “para preencher” e então as suculentas de arrasto mencionadas antes, “spiller”.

Complete o topo

Eu sempre menciono isso nos meus posts, mas eles são algo que a maioria das pessoas ignoram então vamos falar disso novamente! Certifique-se de terminar o seu arranjo complementando o solo com pedriscos, que podem ser de diferentes cores inclusive. Seu design vai parecer muito mais profissional.

Eu geralmente gosto de usar argila para isto. Além de ficar lindas, é um material super recomendado pelas suas propriedades físicas.

Como sempre, não se esqueça de usar um pote com um buraco de drenagem e se o seu arranjo está fora, use os pés do pote para dar um fluxo de ar melhor para as plantas.


Quer saber absolutamente tudo sobre como plantar suculentas??

Se você ainda quer mais conteúdo de como plantar suculentas, não deixe de conferir as nossas apostilas, que tratam de todos os assuntos relacionados às suculentas. Certamente irão tornar sua vida mais fácil e irá ajudar a aperfeiçoar a arte de plantio e cultivo.

Iae, está se sentindo mais preparado para criar um lindo arranjo de suculentas?

Estas dicas devem te ajudar a fazer crescer suculentas saudáveis, bem como orientá-lo para criar um arranjo incrível. Se você achou estas dicas úteis ou se você acha falou algo por aqui, deixe o seu comentário!

Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Seguidores
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comentários do autor
Andre Recent comment authors
  Inscrever-se  
newest oldest most voted
Notify of
Andre
Visitante
Andre

Posso dizer que potes de barro geralmente são impermeáveis, mas os de cimento são permeáveis, pois o cimento chupa a água, por isso esses não precisam de furo para a drenagem. Mas deve se fazer um rega menor?